quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Pobreza no mundo: Situação da pobreza mundial piora, segundo a ONU





A situação nos países mais pobres do mundo está piorando mais do que se imaginava. As próprias instituições capitalistas reconhecem esta evidência, e a última a fazê-lo foi em 18 de Junho um relatório da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento - Unctad.


De acordo com o documento, o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia nos 49 países mais pobres do mundo -principalmente em África- mais do que duplicou nos últimos 30 anos, chegando a 307 milhões, o que equivale a 65% da população. As estimativas são de que este número pode chegar a 420 milhões em 2015. 


Apesar do crescimento económico apontado polos grandes dados macroecónomicos na Ásia, dous terços da populaçom vivêrom com menos de 2 dólares por dia na segunda metade da década de 90, com uma média de consumo diário de 1,42 dólares.


Nos países mais pobres de África -que inclui 34 dos 49 países mais pobres do mundo- quase nove entre cada 10 pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia, em comparação com o consumo per capita de 41 dólares por dia nos Estados Unidos.


O Congo é o país que regista os piores índices, com 90,5% da população vivendo com menos de um dólar por dia. Na Ásia, o país em pior situação é Mianmar, a antiga Birmánia, onde esta taxa equivale a 52,3%. 


A "globalização", que diminui as barreiras internacionais para o comércio e o investimento "está agravando a armadilha da pobreza internacional", segundo reconhece o documento. 


A seguir, apresentamos alguns gráficos a partir dos dados das próprias instituições capitalistas como o Banco Mundial ou a ONU, que servirám para visualizarmos (seguramente maquilhada) as crescentes desigualdades sociais do mundo atual.